NÃO PENSE MUITO: Isso mesmo! Se você tem medo de dirigir certamente vai pensar muito antes de tomar a decisão de enfrentar o medo.

E tome cuidado!  Seu mecanismo de defesa te sabotará para você se esquivar do processo de enfrentamento do medo, com pensamentos negativos e catastróficos para que assim você se boicote.

Lembre-se seja mais forte que sua maior desculpa!

PROGRAME SEU APRENDIZADO OU TREINO: Se você já encontrou alguém para te ajudar ou se decidiu enfrentar sozinha programe um dia para começar. Se não dirige a muito tempo o ideal é que primeiro faça algumas aulas na autoescola por questão de segurança e posteriomente algumas aulas em seu proprio veículo.

FAÇA TREINOS CURTOS: Em uma manhã de domingo, ou qualquer outro dia calmo, pegue o carro e dê uma volta no quarteirão. Não se preocupe com o tempo e com a perfeição em executar essa tarefa.

Leve uma garrafa de água e uma toalha para enxugar o rosto ou as mãos quando estiver ansiosa. Faça isso pelos próximos dias até se sentir mais segura e confiante. Quando estiver mais tranquila.

 

ACREDITE EM VOCÊ: Como você pode acreditar que vai falhar e ficar se bloqueando se você tem toda capacidade possível para lidar com essa nova situação??

E mesmo se não conseguir de primeira, poderá tentar outra vez e tentar quantas vezes for necessário, até sentir-se seguro. Vamos encarar como aprender um novo idioma: é tudo diferente, mas ao mesmo tempo excitante e nos faz querer aprender ainda mais. E mesmo se erramos, não há problema nenhum nisso, afinal, não nascemos falando em outra língua. Faz parte do processo de aprendizagem!

 

APRENDA A SUPERAR OS PENSAMENTOS SABOTADORES: Se ainda bater aquela dúvida, tenha em mente todos os benefícios que você mesmo terá em dirigir. Faça uma lista de vantagens:

  • Pense na autonomia
  • Na possibilidade de realizar viagens e passeios
  • Na liberdade, em poder sair quando e como quiser
  • Na qualidade de vida
  • Em conseguir colocação em cargos ou concursos que exijam ou necessitem de CNH
  • e em toda a satisfação que você adquirirá.
  • Poder levar filhos na escola lhes proporcionando orgulho.

Um ego mais amadurecido tem condições de utilizar defesas mais estruturadas. Quando temos uma meta decidida fica mais fácil pra mente se organizar.

Como perder o medo de dirigir