AO ENTRAR NO CARRO:
. Ajuste o banco, acerte os retrovisores (metade chão e metade alto e um pedaço do carro) e coloque o cinto de segurança.
PARA SAIR COM O CARRO:
. Pise na embreagem e confirme se o carro está com a marcha em ponto neutro
. Tire o pé da embreagem e ligue o carro
. Pise na embreagem e coloque a primeira marcha
. Pise no freio e abaixe o freio de mão
. Continue com os pés no freio e na embreagem
. Dê seta (esquerda) para sair e coloque a cabeça para fora verificando o trânsito
. Verifique o retrovisor central e o da esquerda
. Confira o trânsito novamente com a cabeça para fora do veículo
. Traga o pé até o ponto de embreagem (veiculo trepidando), tire o pé do freio e acelere suavemente (após o carro movimentar).lembrando que os pedais quanto maior a suavidade de contato melhor é o domínio.
. Desenvolva o carro da seguinte forma: na reta passa-se marchas em numero redondo exemplo: de 1° até 20 km/h, 2° até 30 km/h, 3º até 40 km/h e 4º até 45 km/h onde se coloca a 5º marcha/ em subidas respeita-se 5km/h acima em cada marcha ( de 1° p/ 2° em 25 km/h) e em decidas 5km/h abaixo ( de 3° p/ 2° em 15 km/h)
. Não esqueça que para o exame a 3ª marcha é até a velocidade de 40 km/hr
. Coloque a quarta marcha se o examinador pedir.
CONVERSÃO PARA A DIREITA:
. Sinalizar para a direita
. Verificar o retrovisor central e em seguida o da direita
. Mantenha-se bem à direita da via
. Reduza para a segunda marcha caso esteja de terceira, faça a conversão devagar e com atenção
. Deve terminar a conversão na direita da via
CONVERSÃO PARA A ESQUERDA:
. Sinalize para a esquerda
. Verificar o retrovisor central, logo depois o da esquerda
. Dirija-se para o lado esquerdo da sua mão de direção
. Reduza para a segunda marcha caso esteja de terceira
. Faça a conversão de forma a contornar um ponto imaginário no centro do cruzamento (Fazendo um L)
. Termine a conversão na esquerda da via
PARADA REGULAMENTAR NO ACLIVE SEM USAR O FREIO:
. Sinalizar para a direita
. Verificar o retrovisor central e em seguida o da direita
. Verifique os retrovisores novamente e alinhe o carro aos poucos com o meio fio
. reduza de terceira para segunda marcha e em seguida de segunda para primeira
ARRANCADA NO ACLIVE:
. Nunca arranque diretamente, faça o controle de embreagem durante 1 ou 2 segundos antes de arrancar
. Antes de sair sinalize para a esquerda, coloque a cabeça para o lado de fora e verifique os retrovisores
AO PASSAR POR UM VEÍCULO ESTACIONADO:
. Sinalize com a seta para a esquerda e verifique os retrovisores (central e da esquerda)
. Ultrapasse com atenção aos carros, pois podem sair pessoas de dentro ou na frente dos veículos parados
. Seta para a direita, observe os retrovisores (central e direita) conduza o carro para a direita da via.
PARADA OBRIGATÓRIA:
. Atenção à placa ou faixa de parada obrigatória (PARE)
. Pare e arranque devagar, sempre verificando os retrovisores, demonstrando bastante atenção no trânsito
BALIZA OU VAGA:
. Sinaliza para a direita e verifique os retrovisores
.. Faça o sinal de braço por 3 vezes e pare paralelo a carro (retrovisor com retrovisor)
. Coloque a marcha a ré e observe quando a traseira do veículo estiver paralela ao encosto do banco traseiro do seu veículo, comece a girar o volante todo para a direita
. Deve-se olhar para trás consultando o retrovisor da direita
. Comece a desfazer o volante virando todo para esquerda e ao alinhar o carro dê duas voltas no volante para a direita
. Para sair, sinalize para a esquerda, dê uma ré que você veja todas as rodas do carro da frente, coloque a cabeça para o lado de fora, verifique os retrovisores e arranque devagar.
DICAS PARA O EXAME E PARA TODO CONDUTOR JÁ HABILITADO
. ATENÇÃO AO TRÂNSITO, OLHAR O TEMPO TODO NOS RETROVISORES, SINALIZAR CORRETAMENTE E BASTANTE CALMA
“O SUCESSO DEPENDE DE VONTADE, PRÁTICA E DE CALMA PARA GUIAR CADA PASSO”