AO ENTRAR NO CARRO:

 . Ajuste o banco, acerte os retrovisores (metade chão e metade alto e um pedaço do carro) e coloque o cinto de segurança.

PARA SAIR COM O CARRO:

 . Pise na embreagem e confirme se o carro está com a marcha em ponto neutro

 . Tire o pé da embreagem e ligue o carro

 . Pise na embreagem e coloque a primeira marcha

 . Pise no freio e abaixe o freio de mão

 . Continue com os pés no freio e na embreagem

 . Dê seta (esquerda) para sair e coloque a cabeça para fora verificando o trânsito

 . Verifique o retrovisor central e o da esquerda

 . Confira o trânsito novamente com a cabeça para fora do veículo

 . Traga o pé até o ponto de embreagem (veiculo trepidando), tire o pé do freio e acelere suavemente (após o carro movimentar).lembrando que os pedais quanto maior a suavidade de contato melhor é o domínio.

 . Desenvolva o carro da seguinte forma: na reta passa-se marchas em numero redondo exemplo: de 1° até 20 km/h, 2° até 30 km/h, 3º até 40 km/h e 4º até 45 km/h onde se coloca a 5º marcha/ em subidas respeita-se 5km/h acima em cada marcha ( de 1° p/ 2° em 25 km/h) e em decidas 5km/h abaixo ( de 3° p/ 2° em 15 km/h)

 . Não esqueça que para o exame a 3ª marcha é até a velocidade de 40 km/hr

 . Coloque a quarta marcha se o examinador pedir.

CONVERSÃO PARA A DIREITA:

 . Sinalizar para a direita

 . Verificar o retrovisor central e em seguida o da direita

 . Mantenha-se bem à direita da via

 . Reduza para a segunda marcha caso esteja de terceira, faça a conversão devagar e com atenção

 . Deve terminar a conversão na direita da via

CONVERSÃO PARA A ESQUERDA:

 . Sinalize para a esquerda

 . Verificar o retrovisor central, logo depois o da esquerda

 . Dirija-se para o lado esquerdo da sua mão de direção

 . Reduza para a segunda marcha caso esteja de terceira

 . Faça a conversão de forma a contornar um ponto imaginário no centro do cruzamento (Fazendo um L)

 . Termine a conversão na esquerda da via

PARADA REGULAMENTAR NO ACLIVE SEM USAR O FREIO:

 . Sinalizar para a direita

 . Verificar o retrovisor central e em seguida o da direita

 . Verifique os retrovisores novamente e alinhe o carro aos poucos com o meio fio

 . reduza de terceira para segunda marcha e em seguida de segunda para primeira

ARRANCADA NO ACLIVE:

 . Nunca arranque diretamente, faça o controle de embreagem durante 1 ou 2 segundos antes de arrancar

 . Antes de sair sinalize para a esquerda, coloque a cabeça para o lado de fora e verifique os retrovisores

AO PASSAR  POR UM VEÍCULO ESTACIONADO:

 . Sinalize com a seta para a esquerda e verifique os retrovisores (central e da esquerda)

 . Ultrapasse com atenção aos carros, pois podem sair pessoas de dentro ou na frente dos veículos parados

 . Seta para a direita, observe os retrovisores (central e direita) conduza o carro para a direita da via.

PARADA OBRIGATÓRIA:

 . Atenção à placa ou faixa de parada obrigatória (PARE)

 . Pare e arranque devagar, sempre verificando os retrovisores, demonstrando bastante atenção no trânsito

BALIZA OU VAGA:

 . Sinaliza para a direita e verifique os retrovisores

.. Faça o sinal de braço por 3 vezes e pare paralelo a carro (retrovisor com retrovisor)

 . Coloque a marcha a ré e observe quando a traseira do veículo estiver paralela ao encosto do banco traseiro do seu veículo, comece a girar o volante todo para a direita

 . Deve-se olhar para trás consultando o retrovisor da direita

 . Comece a desfazer o volante virando todo para esquerda e ao alinhar o carro dê duas voltas no volante para a direita

 . Para sair, sinalize para a esquerda, dê uma ré que você veja todas as rodas do carro da frente, coloque a cabeça para o lado de fora, verifique os retrovisores e arranque devagar.

DICAS PARA O EXAME E PARA TODO CONDUTOR JÁ HABILITADO

 . ATENÇÃO AO TRÂNSITO, OLHAR  O TEMPO  TODO NOS RETROVISORES, SINALIZAR CORRETAMENTE E BASTANTE CALMA

“O SUCESSO DEPENDE DE VONTADE, PRÁTICA E DE CALMA PARA GUIAR CADA PASSO”

 

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